


Origem:
Em todos os países existem lendas e tradições a partir das quais se contam as grandes histórias. No Japão diz-se que existe uma cidade onde os espíritos, os deuses e os monstros ficam para descansar após as suas cansativas tarefas e que qualquer ser humano que entre nesse território é castigado ao ser transformado em animal ou trabalhando enternamente ao serviço dos deuses.
"A Viagem de Chihiro" baseia-se nesta lenda.
Sinopse:
A família Ogino está de mudança para uma nova cidade. O casal, Akio e Yuka, estão muito entusiasmados com a viagem mas o mesmo não acontece com a sua filha, Chihiro, de 10 anos que está muito aborrecida por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Nas mãos, ela leva um ramo de flores, o último presente e lembrança que teve dos amigos antes de partir.
Já perto da nova cidade, o pai de Chihiro opta por ir por um atalho entre a floresta para chegar mais rapidamente. Mas este atalho acaba por levar a família Ogino a parar em frente de um grande edifício vermelho onde um túnel escuro e imenso boceja como uma boca gigantesca. Atraídos pela curiosidade de saber o que existe para lá da escuridão, os três acabam por entrar no túnel. Mesmo com medo Chihiro acompanha os pais, mas sempre com um sentimento de desconfiança em relação àquele local misterioso.





Do outro lado do estranho prédio, a família Ogino depara-se com um grande prado verdejante e para lá dele com uma cidade misteriosa e deserta. Depois de vaguearem pela cidade por alguns minutos, Akio e Yuko, avistam um suculento banquete ao abandono e começam a devorá-lo como se estivessem possuídos por alguma vontade demoníaca. Impressionada pelo comportamento dos pais Chihiro deixa-os por um instante e continua a vaguear pela cidade fantasmagórica, até que encontra uma ponte que dá acesso a um estranho edifício de proporções surreais. De repente, parecendo vindo das profundezas da Terra aparece Haku, um jovem misterioso que suplica a Chihiro que saia daquela cidade antes que anoiteça. Assustada, Chihiro corre para encontrar os pais, mas quando finalmente os encontra ainda rodeados pelo banquete vê que os dois se haviam transformado em porcos, e fica apavorada.


Foto editada no Adobe Photoshop Cs4, Mundo Anime, 2010.
Perdida e sózinha, a pequena Chihiro vê-se diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e Deuses. Para sua sorte, Haku ajuda-a a compreender o que se está a passar explicando que este é outro mundo, não o dos humanos mas sim o dos espíritos. Ele aconselha-a ainda da melhor maneira para chegar até à bruxa Yubaba, dona destas terras e do edifício de estranhas proporções que é na verdade uma estância termal tipicamente japonesa (um spa) onde os espíritos são os clientes, e onde ela deveria pedir um emprego. Pelo caminho Chihiro conhece Kamaji e Lin, e estas assim como Yaku, ajudam-na a integrar-se neste mundo.




Quando finalmente Chihiro conhece a feiticeira Yubaba dona do estabelecimento, esta revela que todos os seres humanos que entram nos seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados, e que aqueles que não têm este triste destino precisam de provar o seu valor trabalhando para ela, ou são condenados à morte. Sem alternativa, Chihiro assina o contrato com Yubaba para trabalhar na estância termal, renunciando à sua humanidade e ao seu nome que passa a ser propriedade da temida bruxa, mudando-o para Sen.
Foto editada no Adobe Photoshop Cs4, Mundo Anime, 2010.
As suas vivências com monstros, espíritos e seres lendários do passado conduzi-la-ão através de uma enorme quantidade de extraordinárias aventuras, muito para além do que ela alguma vez se julgaria capaz.
Enquanto trabalha, Chihiro/Sen terá que descobrir uma maneira de encontrar as suas lembranças, salvar os seus pais, recuperar o seu nome e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre...
Personagens:
Chihiro/Sen: É o protótipo de criança moderna, mas quando embarca nesta aventura deixa de lado as suas "frescuras" e luta com todas as suas forças para voltar ao seu mundo. Para superar todos os desafios vai precisar de utilizar a razão, a coragem e a lealdade dos amigos para assim se libertar desta prisão.
Haku: É um rapaz enigmático que protege e encoraja Chihiro/Sen a lutar pelo que realmente importa, a amizade e a lealdade. Haku é também o braço direito de Yubaba, é ele o seu aprendiz de feiticeiro.
Akio e Yuko: São os pais de Chihiro/Sen. O pai de Chihiro/Sen é uma pessoa muito alegre, olha sempre para o lado positivo das coisas e é muito curioso, é ele quem empurra a família para esta aventura. Por outro lado, a mãe de Chihiro/Sen é uma pessoa mais realista mas apesar de parecer que educa a filha de um modo severo, acaba por ter as mesmas características do marido, entrando também de bom grado na aventura. Dada a situação em que ambos se encontram na história Chihiro/Sen tem que fazer o máximo para os trazer de volta antes que sejam comidos.
Lin: É uma jovem humana forte e valente que trabalha como empregada no spa de Yubaba. É ela que cuida da pequena Chihiro/Sen quando esta aparece nas termas. Ao princípio pode parecer um pouco exigente, mas na realidade tem um bom coração.
Kamaji: É ele quem controla as caldeiras/fornalhas para fornecer água fresca com variedades de sais minerais para a estância termal de Yubaba, é ainda ele o responsável por todos os homens-rã que lá trabalham. Kamaji é meio humano meio aranha, é velho e sabio e dedica-se às medicinas tradicionais, é ele quem ajuda Chihiro/Sen a arranjar um emprego.
Yubaba: Yubaba é uma criatura gananciosa e com muito mau feitio. É ela a dona da estância termal (spa), apesar de no começo parecer malévola também tem um lado bom.
Zeniba: É a irmã gémea de Yubaba, Zeniba embora diferente da irmã também é uma feiticeira e vive num pântano muito distante da estância termal. É ela quem ajuda Chihiro/Sen quando Yubaba estava à sua procura.
Bou: É o filho de Yubaba. Trata-se de um bebé gigante muito maior que Chihiro/Sen, é gordo, exigente, egoísta e hipocondriaco. Porém no final da história a sua personalidade muda completamente.
"No face" ou "Sem Face": Um monstro que ao princípio parece inofensivo mas que quando entra na estância termal, perde o controlo da realidade e começa a devorar todo o que mexa. É ele quem acompanha Chihiro/Sen até à casa de Zeniba.
"Kawa no Kami": É uma criatura sem forma que sai de dentro de uma lama fétida como um antigo e poderoso "Deus do Rio". Este espírito oferece a Chihiro/Sen um medicamento mágico chamado Nigadango como forma de agradecimento ao serviço prestado por ela.
Foto editada no Adobe Photoshop Cs4, Mundo Anime, 2010.
Elenco Japonês, Americano e Português:
Chihiro/Sen - Rumi Hîragi / Daveigh Chase / Filipa MalóHaku - Miyu Irino / Jason Marsden / Romeu Costa
Yubaba/Zeniba - Mari Natsuki /Suzanne Pleshett / Fernanda Montemor
Akio - Takashi Naitô / Michael Chiklis / João Lasarto
Yuko - Yasuko Sawagushi / Lauren Holly / Madalena Bobone
Kamaji - Bunta Sugawara / David Ogden Stiers
Lin - Yumi Tamai / Susan Egan / Mónica Chaby
No face - Tatsuya Gashuin / Bob Bergen


Prémios:
-Oscar para melhor Longa-metragem de Animação em 2003
-Urso de Ouro no Festivel de Berlim em 2002
-Melhor filme de 2001, Academia Japonesa de Cinema
-Melhor Direção, Roteiro e Música, Annie Award em 2002
-Melhor Longa-metragem Animada de 2002, Film Critics Circle Awards
-Melhor Trilha Sonora em Comédia ou Musical, 78th Anual Glaubber Awards
-Melhor Filme animado, 7th Annual Golden Satelite Awards
-Preferido do Público, 45th San Francisco International Film Festival
-Melhor Filme Asiático de 2002, Hong Kong Film Awards
Trailer:
Vídeo - "Spirited Away Trailer" - "Mundo Anime", 2010.
Filme:
Filme Completo Versão Inglesa - "Spirited Away" - "Mundo Anime", 2010.